Concurso de Fotografia
1 de Abril de 2019.
Wladyslaw III of Poland
3 de Abril de 2019.
Mostrar Tudo

Mês do(s) livro(s) e da leitura

A 23 de abril celebra-se o Dia Mundial do Livro mas nós fazemo-lo durante todo o mês.

Celebrar o livro e a leitura, no mês em que se celebra o Dia Internacional do livro infantil (2 de abril) e o Dia Mundial do livro e dos direitos de autor (23 de abril), é fundamental para que se (re)conheça a importância e a utilidade dos livros, importante meio de transmissão de cultura e de informação, um bem cultural essencial para o desenvolvimento da literacia e para o desenvolvimento económico das nações.

Além das várias atividades previstas, ao longo do mês de Abril há um incentivo especial à leitura: os associados da Académica da Madeira, com a quota de associado 2018-2019 válida, podem usufruir de descontos de até 50% nas obras publicadas pela Imprensa Académica, se adquiridas nos espaços Gaudeamus.

Tendo como principal objectivo o incentivo a hábitos de leitura na população, a chancela editorial da Académica da Madeira, tem vindo a promover, em escolas dos 1.º. 2.º e 3.º ciclos e secundárias da Região, encontros com os livros, com a cultura, com a história e com o património regionais e nacionais. Se quer celebrar o livro connosco contacte-nos. Apesar de celebrarmos o livro em Abril, celebramos a leitura durante todo o ano.

Sobre a escolha da data

Em 1995, a UNESCO instituiu o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial – foi a 23 de abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de abril de 1899 que nasceu Vladimir Nabokov. O dia 23 de abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o escritor inglês William Shakespeare.

Sobre a Imprensa Académica

A Imprensa Académica é uma editora criada em 2014 pela Académica da Madeira, que é a proprietária e a gestora de toda a sua actividade. Ao longo dos anos tem publicado em várias áreas do saber, através da iniciativa da sua equipa, de trabalhos contratados por entidades externas e de propostas recebidas de autores ou organizações.

A actividade da Imprensa Académica nasce para fomentar a investigação científica nos estudantes e nos antigos estudantes, divulgar os trabalhos produzidos nas instituições de ensino superior e promover a interacção com a sociedade. Aliado a esses propósitos, a actividade da Imprensa Académica permite a angariação de receitas para os programas de apoio social e de voluntariado da Académica da Madeira.