Apresentação da obra!
20 de Março de 2019.
Torneio de Basket 3×3
26 de Março de 2019.
Mostrar Tudo

Dia Nacional do Estudante

Há 50 anos os universitários paravam Portugal.

Em 1987 a Assembleia da República Portuguesa votou que o dia 24 de março passasse a servir de homenagem à comunidade universitária que lutou pela liberdade em Portugal: estava instaurado o Dia Nacional do Estudante.Em 2018, a Académica da Madeira assinalou o Dia Nacional do Estudante com 31 de desafios.

A Universidade da Madeira (UMa) comemora, este ano lectivo, 30 anos de existência​, sendo a Instituição de Ensino Superior Público mais jovem de Portugal​. Actualmente, possui uma oferta formativa variada, em diversas áreas e ciclos de estudo, mas enfrenta desafios e constrangimentos que, não obstante serem transversais a outras Instituições de Ensino Superior Público Português, acentuam-se devido à sua localização insular.

Projectar a UMa para o futuro passa, também, por reflectir sobre o passado e o presente, e discutir, em conjunto, questões tão importantes e variadas que denominámos Os 31 Desafios, pois haverá sempre mais um a integrar essa discussão. São matérias complexas e que correspondem a desafios, em muitos casos, geracionais. Mais do que assinalar o inegável contributo que a UMa deu à sua região, celebrar os seus estudantes, alumni e o corpo docente e não docente, pretendemos promover o diálogo e incentivar o pensamento em torno desses desafios. A obra, que será apresentada no próximo mês, contou com a colaboração, entre outros, de Paulo Ferraz do Instituto Politécnico do Porto, de Liliana Rodrigues, Eurodeputada do Parlamento Europeu, de Margarida Mano Tavares e Paulo Peixoto da Universidade de Coimbra, de Daniel Monteiro, da Federação Académica do Desporto Universitário, de Teresa Barroso da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, de Arménio Carlos, Secretário Geral da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional e de António Almeida da Universidade do Algarve.

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Estudante, sábado, dia 23, a Académica da Madeira promove um Sarau especial que conta, para além da habitual presença do grupo de fados Fatum, com a actuação da alumni, Rosa Madeira e os Fado Funcho, numa noite especial de apresentação do 2.º álbum discográfico do grupo anfitrião, “Fado de Coimbra”. A actuação sairá à rua e terá lugar pelas 21 horas no Largo do Colégio.

No dia 25, no Campus da Penteada, pela manhã, terá lugar um pequeno convívio aberto a todos os estudantes e com muitas surpresas.