Prince Hans Adam II
8 de Março de 2019.
Blanca I of Navarre
11 de Março de 2019.
Mostrar Tudo

Caminhada espacial 100% feminina

O feito acontece 35 anos depois de uma mulher ter realizado uma caminhada espacial pela primeira vez.

Pela primeira vez na história da exploração especial, uma dupla de mulheres astronautas da NASA vai realizar uma caminhada espacial a partir da Estação Espacial Internacional, confirmou a agência norte-americana. O feito acontece 35 anos depois de uma mulher ter feito uma caminhada no espaço pela primeira vez — a cosmonauta soviética Svetlana Savitskaya, em Julho de 1984.

No âmbito da Expedição 59, as astronautas da NASA Anne McClain e Christina Koch vão realizar a caminhada a 29 de Março. A partir do solo, a acompanhar a expedição, estará Kristen Facciol, controladora de voos da Agência Espacial Canadiana (que coopera com a NASA), que estará aos comandos a partir do Centro Espacial Johnson em Houston, estado norte-americano do Texas.

A própria controladora de voos anunciou em primeira mão, através do Twitter, que integraria a missão. “Acabei de descobrir que estarei aos comandos a acompanhar a primeira caminhada espacial 100% feminina (…) e não consigo conter o meu entusiasmo”, disse a controladora de voos, mencionando no seu tweet as duas astronautas que realizarão a caminhada espacial.

À CNN, a porta-voz da NASA, Stephanie Schierholz, confirmou que a expedição será realizada apenas por astronautas do sexo feminino. “É a segunda de uma série de três caminhadas espaciais que estão planeadas. Está previsto que Anne McClain também participe numa caminha espacial a acontecer a 22 de Março, mas as tarefas e os horários podem sempre mudar até lá”.

A caminhada espacial de 29 de Março terá a duração de cerca de 7 horas. As expedições no exterior da nave são habitualmente realizadas por várias razões, incluindo experiências científicas, o teste de novos equipamentos ou a realização de reparações na própria nave ou em satélites.

Foram feitas 213 caminhadas espaciais a partir da Estação Espacial Internacional desde 1998.

Tanto McClain quanto Koch fizeram parte de um grupo de astronautas que começou a trabalhar para a NASA em 2013. Metade dos seus membros são mulheres.

Notícia do Público de 07/03/2019.