O Pátio dos Estudantes regressa!
11 de Março de 2019.
Independence of Finland
13 de Março de 2019.
Mostrar Tudo

Inquérito sobre as Dificuldades

Colabora com esta iniciativa e ajuda-nos a analisar as dificuldades dos nossos colegas!

Desde 2012 que a Académica da Madeira tem desenvolvido um inquérito para conhecer as principais dificuldades dos estudantes da Universidade da Madeira. A última edição, realizada entre Março e Junho de 2018, registou alguns dados relevantes, como:

  • Mais de metade (52%) dos alunos bolseiros considera que o valor da bolsa de estudo não é suficiente para fazer face aos seus gastos;
  • 63% dos estudantes da UMa utilizam viatura particular para chegar à Universidade da Madeira;
  • 43% dos alunos não bolseiros admitiu ter sentido dificuldades financeiras;
  • 35% dos alunos inquiridos opta por trazer o seu almoço de casa para poupar dinheiro.

Para que possamos alertar para as dificuldades existentes, necessitamos da tua colaboração! Por essa razão, pedimos que respondas ao inquérito, quando fores abordado por um dos nossos colaboradores. E não te preocupes: as tuas respostas serão tratadas, armazenadas e posteriormente destruídas, de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Sobre o Universitas

O Inquérito sobre as Dificuldades dos Estudantes da UMa está integrado no programa Universitas, o programa da Académica da Madeira que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos ​novos ​estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, pretendendo dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, e a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses.

Apoio ao Estudante, matriz identitária e fulcral da nossa estrutura associativa, é uma componente central do Universitas, exercida através de políticas locais e nacionais. As acções de proximidade, através de uma actuação junto dos estudantes com o apoio ao seu quotidiano académico, são complementadas com uma participação activa nas políticas do ensino superior e da juventude.

Vencedor, em 2018, do Prémio Boas Práticas Associativismo Jovem, na categoria Estudantil, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, o programa continua a apostar na oferta de acções e iniciativas de acolhimento, de acompanhamento e de preparação para a inserção na vida activa dos futuros, dos actuais e dos antigos estudantes universitários.