The short king of Poland
15 de Março de 2019.
Lançamento do 2.º Álbum dos Fatum!
15 de Março de 2019.
Participa neste evento gratuito que dará direito a um certificado de participação num projecto do Programa Erasmus+! Para garantires a tua vaga, basta preencheres o formulário de inscrição.

O que pode ser melhorado para a transição para o mercado de trabalho?

De acordo com o mais recente boletim do Instituto de Emprego da Madeira (IEM), são quase 2000 os jovens com menos de 25 anos que se encontram registados, à procura de emprego. São, também, quase 2000 os desempregados registados que são titulares de um diploma de Ensino Superior. A nível nacional, as estatísticas também não são encorajadoras, com o Instituto Nacional de Estatística (INE) a registar uma taxa de desemprego de 22.8% nos jovens até aos 24 anos com Ensino Superior.

É, por isso, visível que a empregabilidade dos jovens é um desafio que tem de ser estudado e trabalhado, pois o futuro do País depende dos nossos jovens.

E se pudesses fazer algo para ajudar a mudar esta situação?

Nos dias 10 e 11 de Abril de 2019, a Académica da Madeira organiza, em colaboração com o Serviço de Psicologia da UMa, o Fórum Pensar no Futuro, Agir no Presente. Será um encontro entre jovens, peritos e decisores políticos, e terás oportunidade única para reflectires sobre as dificuldades que os jovens sentem na transição para o mercado de trabalho e para preparares propostas, ideias e soluções que poderás, depois, apresentar à 1.ª Comissão Permanente de Política Geral e Juventude da Assembleia Legislativa da Madeira.

Para garantires a tua vaga, basta preencheres o formulário de inscrição.

Consulta abaixo o programa completo do evento:

Dia 10 de Abril – Colégio dos Jesuítas do Funchal

  • 10:00 – Recepção dos participantes
  • 10:15 – Conferência de abertura do Fórum “Pensar no Futuro, Agir no Presente”
    • Maria Manuel Vieira – Coordenadora do Observatório Permanente da Juventude
  • 11:00 – Os empregos e mundos profissionais do futuro
    • Moderador: João Pedro Vieira – Vereador à Câmara Municipal do Funchal
    • Orador: Vítor Sérgio Ferreira – Investigador e docente universitário na Universidade de Lisboa e coordenador do projecto de investigação Tornando Profissões de Sonho Realidade
    • Orador: Francisco Goiana da Silva – Docente universitário e colaborador da Organização Mundial de Saúde
  • 12:00 – Grupos de trabalho: Identificação de problemas e obstáculos à empregabilidade
  • 12:30 – Almoço livre
  • 14:00 – Vale a pena estudar? A importância da educação superior para a empregabilidade
    • Moderador: Hélder Lopes – Docente universitário e Presidente do Observatório de Emprego e Formação Profissional da Universidade da Madeira
    • Orador: George Lima – Director da área de Empresas do Banco Santander na Madeira
    • Orador: César Morais – Investigador e docente universitário na Universidade Nova de Lisboa
  • 15:00 – Grupos de trabalho: Em busca de soluções: onde, quem e o que procurar?
  • 15:30 – Pausa livre
  • 16:00 – Ferramentas e estratégias para incrementar a empregabilidade
    • Moderador: Carlos Soares Lopes – Presidente Executivo da StartUP Madeira
    • Orador: Ricardo Fabrício – Docente universitário na Universidade da Madeira
    • Orador: João Drumond – Alumni da Universidade da Madeira e colaborador na FUJITSU
  • 17:00 – Grupos de trabalho: A luz ao fundo do túnel: elaborando a proposta!

Dia 11 de Abril – Assembleia Legislativa da Madeira

  • 9:00 – Recepção dos participantes
  • 9:30 – Apresentação das propostas à 1.ª Comissão Permanente de Política Geral e Juventude da Assembleia Legislativa da Madeira

De que é que estás à espera? Inscreve-te e ajuda a mudar o teu futuro!

Sobre o Universitas

O Fórum “Pensar no Futuro, Agir no Presente” é um encontro nacional entre jovens, peritos e decisores políticos, e está inserido no Investe em ti!, que é um projecto Europeu, co-financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Acção, e que tem como objectivo fornecer ferramentas que preparem os jovens para a transição para o mercado de trabalho, facilitando a adaptação e incrementando a empregabilidade. Este projecto está integrado no programa Universitas, o programa da Académica da Madeira que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos ​novos ​estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, pretendendo dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, e a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses.

Apoio ao Estudante, matriz identitária e fulcral da nossa estrutura associativa, é uma componente central do Universitas, exercida através de políticas locais e nacionais. As acções de proximidade, através de uma actuação junto dos estudantes com o apoio ao seu quotidiano académico, são complementadas com uma participação activa nas políticas do ensino superior e da juventude.