EU: the challenges of the future!
1 de Julho de 2019.
The European Elections
3 de Julho de 2019.
Dia 10 de Agosto, das 09:00 às 12:30, no Parque Ecológico do Funchal.

Controlo de espécies invasoras e de recolha de lixo nas zonas de recreio e lazer do Parque Ecológico do Funchal.

A Académica implementou You Print, We Plant, cujo objectivo passa por devolver à natureza o número de árvores equivalentes à quantidade total de papel utilizado no serviço de cópias autónomo – You Print. Reunindo, mensalmente, dezenas de voluntários nas Serras do Funchal, e em parceria com o Parque Ecológico do Funchal, têm sido desenvolvidas não apenas actividades de plantação no terreno, mas também actividades de viveiro, de controlo de espécies invasoras e até mesmo de recolha de lixo e marcação de percursos pedestres.

Estas acções têm permitido não só a sensibilização de jovens adultos, portugueses e estrangeiros, para a importância na participação de acções que ajudam a diminuir o impacto ambiental, como também proporcionar a transmissão de valores como o companheirismo e espírito de equipa.

Consulta o registo das actividades anteriormente executadas, no Parque Ecológico!

Fotografias captadas por Magdalena Zawadzka, voluntária da Polónia, ao abrigo do programa Erasmus+.

Sobre o Universitas

You Print, We Plant é um programa de responsabilidade ambiental que tem como objectivo consciencializar os estudantes da Universidade da Madeira para o impacto que as suas acções, nomeadamente as impressões, as cópias e as digitalizações, têm na Natureza e, consequentemente, atenuar esse efeito através da colaboração em iniciativas de reflorestação. Está integrado no programa Universitas, que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos novos estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, pretendendo dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, e a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses.

Vencedor, em 2018, do Prémio Boas Práticas Associativismo Jovem, na categoria Estudantil, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, o programa continua a apostar na oferta de acções e iniciativas de acolhimento, de acompanhamento e de preparação para a inserção na vida activa dos futuros, dos actuais e dos antigos estudantes universitários.