17 mil ainda esperam
17 de Janeiro de 2019.
Udo Lindenberg
20 de Janeiro de 2019.
O Colégio dos Jesuítas do Funchal recebe, no dia 26 de Janeiro, pelas 21 horas, o grupo de Fados de Coimbra, Fatum.

Integrado no programa premiado com 9 prémios e distinções, Herança Madeirense, o Sarau Mensal de fado de Coimbra tem trazido ao público, desde 2012, um conjunto de temas que canta os amores dos estudantes e que foram imortalizados por artistas como o madeirense Edmundo Bettencourt, Zeca Afonso, António Portuga, Manuel Alegre, entre muitos outros.

A realização de um evento musical, com periodicidade mensal e de entrada livre, tem reunido centenas de visitantes em torno da sonoridade do grupo anfitrião, constituído por estudantes e antigos estudantes da Universidade da Madeira, os Fatum – Grupo de Fado da Académica da Madeira. De facto, portugueses e estrangeiros acompanham o grupo “entoando temas como Samaritana, de Álvaro Cabral e Balada da Despedida do VI ano Médico 1958, mais conhecida por Coimbra tem mais encanto na hora da despedida”, referiu David Freitas, músico que integra a actual formação desde 2013.

A receptividade do público, nacional e estrangeiro, superou todas as expectativas. Fruto dessa procura, o 1.º álbum discográfico do grupo, Fatum, escoou com enorme facilidade, o que permitiu reforçar a recolha de fundos para o apoio social aos estudantes da Universidade da Madeira não apenas por via da venda do CD mas, também, pela angariação de donativos que permitiu, entre outros, a atribuição de cerca de 9450 refeições pagas aos estudantes, desde 2017.

O ano de 2019 será marcado pela apresentação do 2.º álbum discográfico, que reunirá temas como “Menino D’Oiro”, “Vejam bem”, “Traz outro amigo também” e “Tenho barcos tenho remos”, de Zeca Afonso e “Balada dos meus amores” de Edmundo Bettencourt.

Para já, fica a convite para o Sarau de Janeiro, a ter lugar no dia 26 de Janeiro, pelas 21 horas, no Colégio dos Jesuítas do Funchal. A entrada é livre, mediante lotação do espaço e faz-se pela Rua dos Ferreiros.

Sobre a Herança Madeirense

O Sarau de Fados é uma das várias iniciativas que integram o nosso programa Herança Madeirense que congrega a oferta cultural e turística promovida pela Académica da Madeira. Materializa-se através da dinamização de vários monumentos e atracções do Funchal onde são promovidos um conjunto amplo de serviços com destaque para as visitas educativas gratuitas que são proporcionadas aos estabelecimentos de ensino de toda a região. Além disso, a Herança Madeirense oferece, gratuitamente, saraus de música, exposições, visitas culturais temáticas, áudio guias, circuitos autónomos de História e outras iniciativas.

O Colégio dos Jesuítas do Funchal, a Igreja de S. João Evangelista, os Paços do Concelho do Funchal, a Assembleia Legislativa da Madeira, o Mosteiro de Santa Clara, o centro histórico da cidade e, desde Novembro de 2017, a Quinta Vigia são os monumentos e as atracções que estão integradas no nosso programa.

Através dos circuitos culturais e históricos os nossos colaboradores ajudam o visitante a conhecer o rico património material e imaterial da nossa região, permitindo que o visitante explore como esses monumentos, e os seus ocupantes, ajudaram a moldar a nossa sociedade. A Académica angaria os seus próprios fundos e depende do apoio dos seus visitantes, doadores, mecenas e voluntários. Através dos proveitos das visitas conseguimos financiar vários programas de apoio social cujos beneficiários são os estudantes da Universidade da Madeira.

Vencedor, em 2018 e pela quinta vez consecutiva, do Certificado de Excelência do maior portal de viagens do mundo, o Trip Advisor, a Herança Madeirense acumula vários prémios e distinções como o Prémio de Boas Práticas do Associativismo Jovem, atribuído em 2017 pelo Instituto Português da Juventude e Desporto, e o Prémio de Voluntariado Universitário, atribuído em 2017 pelo Banco Santander.

O programa Herança Madeirense segue apostando na capacitação dos seus colaboradores e na excelência dos seus serviços disponibilizando ao público – nacional e internacional – experiências únicas e de qualidade.