Graduação e Benção das Fitas 2019
21 de Janeiro de 2019.
Reforestation Activity
22 de Janeiro de 2019.
Mostrar Tudo

Let’s make our planet great again!

Em 2019, a Académica da Madeira dará continuidade às acções de reflorestação no Parque Ecológico do Funchal!

A Académica implementou o programa You Print We Plant, que tem como objectivo, através do apoio a acções de reflorestação, devolver à natureza o número de árvores equivalentes à quantidade total de papel utilizada no You Print e, simultaneamente, incentivar os utilizadores a recorrerem à digitalização, reduzindo dessa forma o impacto ambiental.

Estas acções têm permitido não só a sensibilização de jovens adultos, portugueses e estrangeiros, para a importância na participação de acções que ajudam a diminuir o impacto ambiental, como também proporcionar a transmissão de valores como o companheirismo e espírito de equipa.

Consulta o testemunho das actividades anteriores, partilhado pelos nossos voluntários europeus!

Gratifying experience – Helen Bruegge, a volunteer from Germany.

We planted many trees that day and I feel happy to have a chance to participate in the activity that helps to protect the environment. – Martyna Krupinska, a volunteer from Poland.

When all saplings were planted we came back to the center of Funchal, happy that we could help – Magdalena Zawadzka, a volunteer from Poland.

As próximas acções de Educação Ambiental, em colaboração com o Parque Ecológico do Funchal, decorrerão no dia 2 de Fevereiro e no dia 16 de Março de 2019.

Sobre o Universitas

You Print, We Plant é um programa de responsabilidade ambiental que tem como objectivo consciencializar os estudantes da Universidade da Madeira para o impacto que as suas acções, nomeadamente as impressões, as cópias e as digitalizações, têm na Natureza e, consequentemente, atenuar esse efeito através da colaboração em iniciativas de reflorestação. Está integrado no programa Universitas, que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos novos estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, pretendendo dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, e a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses.

Apoio ao Estudante, matriz identitária e fulcral da nossa estrutura associativa, é uma componente central do Universitas, exercida através de políticas locais e nacionais. As acções de proximidade, através de uma actuação junto dos estudantes com o apoio ao seu quotidiano académico, são complementadas com uma participação activa nas políticas do ensino superior e da juventude.

Vencedor, em 2018, do Prémio Boas Práticas Associativismo Jovem, na categoria Estudantil, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, o programa continua a apostar na oferta de acções e iniciativas de acolhimento, de acompanhamento e de preparação para a inserção na vida activa dos futuros, dos actuais e dos antigos estudantes universitários.