Die Ärzte
18 de Dezembro de 2018.
Golden Earring
21 de Dezembro de 2018.
Mostrar Tudo

Não vires a cara!

Dia 20 de Janeiro é o último dia para o preenchimento dos inquéritos de avaliação das Unidades Curriculares

Encontra-se a decorrer o período de inquirição do grau de satisfação dos estudantes relativamente à qualidade de ensino dos cursos da Universidade da Madeira (UMa).

Através destes inquéritos (anónimos) terás a oportunidade de avaliar os docentes, as unidades curriculares, os seus conteúdos, os métodos de avaliação e outras componentes que não só serão úteis para a melhoria da qualidade dos cursos, como também para indicar potenciais problemas no seu funcionamento.

É fundamental, no ensino superior de hoje, uma grande cultura de envolvimento e de participação. Pedimos, por isso, que colabores para o teu sucesso, preenchendo os inquéritos. Sem a tua participação, ficamos todos a perder.

Os inquéritos têm sempre um grande impacto e produzem resultados, pelo que não deves desvalorizar ou desperdiçar esta oportunidade. Na UMa, em casa ou no café, acede ao Infoalunos e preenche os inquéritos em ‘Avaliação > Inquéritos’.

Se quiseres, ainda, contribuir para a melhoria dos mesmos e partilhar as tuas sugestões sobre a sua estrutura e/ou funcionamento, deixa a tua contribuição em todostemosdeveres.pt, através da opção “outro (especificar: inquéritos)”.

Sobre o Universitas

Universitas é o programa da Académica da Madeira que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos ​novos ​estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, pretendendo dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses e a realização de actividades desportivas e de lazer.

O Apoio ao Estudante, matriz identitária e fulcral da nossa estrutura associativa, é uma componente central do Universitas, exercida através de políticas locais e nacionais. As acções de proximidade, através de uma actuação junto dos estudantes com o apoio ao seu quotidiano académico, são complementadas com uma participação activa nas políticas do ensino superior e da juventude.

Vencedor, em 2018, do Prémio Boas Práticas Associativismo Jovem, na categoria Estudantil, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, o programa continua a apostar na oferta de acções e iniciativas de acolhimento, de acompanhamento e de preparação para a inserção na vida activa dos futuros, dos actuais e dos antigos estudantes universitários.