The sound of home
3 de Dezembro de 2018.
Seguro Escolar
4 de Dezembro de 2018.
Mostrar Tudo

Associativismo e Voluntariado Jovem

Académica da Madeira galardoada pelo segundo ano consecutivo.

O Instituto Português do Desporto e Juventude promoveu a cerimónia de entrega dos Prémios «Associativismo e Voluntariado Jovem» 2018, na qual foram atribuídos os prémios «Boas Práticas I Associativismo Estudantil», «Boas Práticas I Associativismo Juvenil», «Boas Práticas I Voluntariado Jovem» e «Jovens pela Igualdade».

A Académica da UMa, pelo segundo ano consecutivo, recebeu o «Boas Práticas I Associativismo Estudantil». Este ano, a Académica foi distinguida pelo seu programa Universitas.

Esta iniciativa decorreu no dia 5 de dezembro, das 14:00 às 16:00, no Centro de Ciência do Café, em Campo Maior. O Presidente da Direcção da Académica da Madeira, Carlos Abreu, esteve presente no evento para receber o prémio, em nome de todos os colaboradores da nossa Instituição.

Neste dia assinalou-se o Dia Internacional do Voluntário, efeméride estabelecida por resolução das Nações Unidas de 1985, com o objectivo de sensibilizar e incentivar a sociedade civil a dar visibilidade e a valorizar o trabalho realizado por voluntários/as que, diariamente e de forma desinteressada, apoiam com o seu trabalho as comunidades onde se inserem.

A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo e do Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Ricardo Pinheiro.

Universitas premiado

O prémio Boas Práticas Associativismo Jovem, na categoria Estudantil, visa distinguir as associações de estudantes do ensino superior que se destacaram pelas suas características e iniciativas de relevo, sendo atribuído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude. Do processo de seleção das candidaturas, o júri apurou como uma das vencedoras a Associação Académica da Universidade da Madeira, com o programa Universitas, o programa que congrega toda a oferta de acções e iniciativas de acolhimento, de acompanhamento e de preparação para a inserção na vida activa dos futuros, dos actuais e dos antigos estudantes universitários.

As associações estudantis do país candidatas são agrupadas e avaliadas de acordo com a região a que pertencem, sendo que a Académica da Madeira foi integrada na região de Lisboa e Vale do Tejo. Além de vencer na zona em que foi a concurso, a candidatura da Académica da Madeira foi a que mais pontos angariou a nível nacional. Refira-se que, em 2017, a Académica da Madeira tinha sido igualmente distinguida com a pontuação máxima a nível nacional, devido ao programa de dinamização cultural, Herança Madeirense.

O Universitas é o programa que congrega a oferta de iniciativas de acolhimento, acompanhamento e preparação para a inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários e foi criado na sequência das actividades de integração e recepção aos alunos da UMa, cujo projecto, apresentado em 2016, foi aprovado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, tratando-se de um dos 13 projectos que foram aprovados em Portugal, na sequência do desafio lançado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A entrega do prémio está prevista para Dezembro em Campo Maior e contará com a presença do Presidente da Direção, Carlos Abreu.

Sobre o Universitas

Universitas é o programa da Académica da Madeira que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos ​novos ​estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, pretendendo dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses e a realização de actividades desportivas e de lazer.

O Apoio ao Estudante, matriz identitária e fulcral da nossa estrutura associativa, é uma componente central do Universitas, exercida através de políticas locais e nacionais. As acções de proximidade, através de uma actuação junto dos estudantes com o apoio ao seu quotidiano académico, são complementadas com uma participação activa nas políticas do ensino superior e da juventude.