Visita ao famoso Belmond Reid’s
29 de Novembro de 2018.
Feira da Saúde e do Voluntariado
30 de Novembro de 2018.
Mostrar Tudo

Receitas Celestiais

dos amigos dos jesuítas

7 de Dezembro, às 17:00, na placa central da Avenida Arriaga.

Já em pré-venda na Wook, na Bertrand e em qualquer Gaudeamus.

Nestas RECEITAS CELESTIAIS, um grupo de amigas partilha a sua sabedoria e os seus segredos culinários. Estas cozinheiras e doceiras de mão-cheia, companheiras na vida e na fé, comungam ainda dos valores da Companhia de Jesus, pelo que se assumem como Amigas dos Jesuítas.

Neste livro, há aperitivos, acompanhamentos, pratos de carne e de peixe, bolos e outros tipos de doces, e sugestões de cozinha ou de apresentação de pratos que tornarão qualquer mesa ainda mais feliz. Estes segredos são apresentados de forma simples e despojada, como instruiu Santo Inácio de Loyola, um dos fundadores da Companhia de Jesus.

O próprio livro é, ainda, um projeto solidário pois as verbas recolhidas com a sua venda reverterão para programas de cariz social, destinados a ajudar estudantes universitários carenciados.

Receita a receita, far-se-á o Mundo melhor, “para maior glória de Deus” (lema dos Jesuítas).

A Universidade é chamada a ser a casa onde se procura a verdade da pessoa humana.
Bento XVI

Ana Isabel Portugal, coordenadora da obra e membro do Departamento da Pastoral do Ensino Superior na Universidade da Madeira, indica que:

Este livro contém receitas, todas elas experimentadas, de várias pessoas que, ou trabalham no Colégio dos Jesuítas do Funchal, ou são amigas dos Jesuítas noutras terras. Generosamente, facultaram-nos os seus segredos e o que registaram, fruto da sua experiência, ao longo da vida, nos seus livros de receitas.
Ana Isabel Portugal

A obra inclui várias imagens da Cozinha da Casa-Museu Frederico de Freitas. Agradecemos, uma vez mais, a preciosa colaboração e apelamos a todos os portugueses e visitantes que conheçam o rico espólio dessa Instituição.

A apresentação da obra terá lugar no dia 7 de Dezembro, às 17:00, na placa central da Avenida Arriaga, e ficará a cargo de Ana Isabel Portugal, Luísa Paolinelli e Teresa Nascimento.

Sobre a Pastoral Universitária

A PASTORAL DO ENSINO SUPERIOR, na Madeira, surgiu no ano de 2007, no edifício do Campus Universitário da Penteada. Em 2014, foi criado um espaço de reflexão e de espiritualidade e, em 2016, foi assinado o protocolo que criou o Departamento da Pastoral do Ensino Superior na Universidade da Madeira, como órgão da Diocese do Funchal.

O trabalho desenvolvido pelo departamento centra-se na missão de contribuir para a formação integral de alunos, de docentes e de funcionários, acrescentando à razão a dimensão da fé, da partilha e da solidariedade próprias da comunidade cristã.

Sobre a coordenadora da obra

ANA ISABEL PORTUGAL. Claramente instalada nos prazeres da 3.ª idade e da reforma. É mãe de quatro filhos e de oito netos. Herdeira da mesa de jantar, enorme, de casa dos pais onde se reuniam constantemente a família e os amigos. Licenciada em Matemáticas e em Arte, sendo doutorada em Engenharia Informática. Desde a sua fundação, pertence à Pastoral do Ensino Superior na Universidade, também integrando o Conselho de Cultura da Universidade da Madeira.

Sobre a Imprensa Académica

A actividade da Imprensa Académica, chancela editorial da Académica da Madeira, pretende fomentar a investigação científica nos estudantes e nos antigos estudantes da UMa, divulgar os trabalhos produzidos pelos membros da nossa Universidade e aproximar o leitor do conhecimento científico que não pode ficar restrito a um círculo próximo do ensino universitário. Aliado a este propósito objectivou-se dedicar estas publicações à angariação de receitas para o apoio social aos estudantes da UMa. Acreditamos que a produção e a venda de livros é um trabalho moroso, mas sabemos que é o caminho certo para o sucesso académico da nossa Comunidade Académica.

A equipa editorial da Imprensa Académica é composta por estudantes e por antigos estudantes da Universidade da Madeira. Profissionais, titulares do grau de licenciado ou do grau de mestre, dão formação e trabalham em conjunto com vários estudantes, investigadores e docentes.

Consulte o nosso catálogo de obras aqui.