Germany and Madeira
15 de Novembro de 2018.
Regulamento de Avaliação
16 de Novembro de 2018.
Dia 24 de Novembro, às 21:00, no Colégio dos Jesuítas do Funchal.

A Académica da Madeira tem vindo a desenvolver, desde 2012, um vasto trabalho de valorização do Antigo Colégio da Companhia de Jesus, através da realização de diversas actividades culturais. Uma dessas iniciativas é a realização de um Sarau de Fado de Coimbra, no final de cada mês, com a participação dos Fatum.

Após diversas actuações o grupo de Fados da Académica da Madeira apresenta-se com um repertório variado, aliando ao tradicional Fado de Coimbra temas de Max, Amália Rodrigues e Carlos do Carmo, fruto da sua participação nas Galas de homenagem aos artistas portugueses que, ao longo dos últimos anos, têm sido dinamizadas pela Académica e pelo Conselho de Cultura da UMa.

No dia 24 de Novembro, às 21:00, na Reitoria da Universidade da Madeira pode assistir, de forma livre, a um espectáculo de 1 hora de música coimbrã e cantar com os Fatum temas que marcaram o panorama musical português.

Poderá, ainda, degustar algumas iguarias regionais e nacionais, adquirir e/ou rechear o seu Passaporte Cultural e, ainda, adquirir o álbum discográfico do grupo, enquanto ajuda a manter este evento gratuito e a colaborar nos programas de apoio social aos estudantes da Universidade da Madeira.

A entrada é livre e feita pela Rua dos Ferreiros.

Sobre a Herança Madeirense

O Sarau de Fados é uma das várias iniciativas que integram o nosso programa Herança Madeirense que congrega a oferta cultural e turística promovida pela Académica da Madeira. Materializa-se através da dinamização de vários monumentos e atracções do Funchal onde são promovidos um conjunto amplo de serviços com destaque para as visitas educativas gratuitas que são proporcionadas aos estabelecimentos de ensino de toda a região. Além disso, a Herança Madeirense oferece, gratuitamente, saraus de música, exposições, visitas culturais temáticas, áudio guias, circuitos autónomos de História e outras iniciativas.

O Colégio dos Jesuítas do Funchal, a Igreja de S. João Evangelista, os Paços do Concelho do Funchal, a Assembleia Legislativa da Madeira, o Mosteiro de Santa Clara, o centro histórico da cidade e, desde Novembro de 2017, a Quinta Vigia são os monumentos e as atracções que estão integradas no nosso programa.

Através dos circuitos culturais e históricos os nossos colaboradores ajudam o visitante a conhecer o rico património material e imaterial da nossa região, permitindo que o visitante explore como esses monumentos, e os seus ocupantes, ajudaram a moldar a nossa sociedade. A Académica angaria os seus próprios fundos e depende do apoio dos seus visitantes, doadores, mecenas e voluntários. Através dos proveitos das visitas conseguimos financiar vários programas de apoio social cujos beneficiários são os estudantes da Universidade da Madeira.

Vencedor, em 2018 e pela quinta vez consecutiva, do Certificado de Excelência do maior portal de viagens do mundo, o Trip Advisor, a Herança Madeirense acumula vários prémios e distinções como o Prémio de Boas Práticas do Associativismo Jovem, atribuído em 2017 pelo Instituto Português da Juventude e Desporto, e o Prémio de Voluntariado Universitário, atribuído em 2017 pelo Banco Santander.

O programa Herança Madeirense segue apostando na capacitação dos seus colaboradores e na excelência dos seus serviços disponibilizando ao público – nacional e internacional – experiências únicas e de qualidade.