Associativismo e Voluntariado Jovem
4 de Dezembro de 2018.
Plágio
4 de Dezembro de 2018.
Mostrar Tudo

Seguro Escolar

Sabes como proceder em caso de acidente?

A Académica da Madeira pretende, com este artigo, informar os estudantes acerca do procedimento correcto dos estudantes perante o Seguro Escolar em caso de sinistro.

Seguro Escolar e Acidente Escolar.

De acordo com o Regulamento do Seguro Escolar, Portaria n.º 413/1999 de 8 de junho, seguro escolar define-se por ser um sistema de protecção destinado a garantir a cobertura dos danos resultantes do acidente escolar, um evento, no local e tempo de actividade, que provoque ao aluno lesão, doença ou morte.

Quem está abrangido pelo Seguro Escolar?

Apenas os alunos que tenham a Taxa de Matrícula e Seguro Escolar pagos, podem usufruir da cobertura do mesmo, quer estejam a frequentar uma Licenciatura, Pós-Graduação, Mestrado, Doutoramento ou CTeSP.

Tive um acidente na UMa, como devo proceder?

Em caso de sinistro, deverás proceder de acordo com os seguintes passos:

1) Activação do seguro: o seguro deverá ser activado através do preenchimento da participação de acidente, documento que poderá ser solicitado no GAE e que deve ser entregue no estabelecimento de saúde.

1.1) A participação de acidente, devidamente preenchida, deverá ser entregue aquando da chegada ao estabelecimento de saúde, ou seja, o documento deve ser preenchido antes do aluno se deslocar ao estabelecimento de saúde.

2) A apólice de seguro prevê que, em caso de sinistro, os segurados deverão deslocar-se ao Hospital Dr. Nélio Mendonça.

2.1) Em caso de acidente e consequente encaminhamento, por urgência médica impossibilitando assim o preenchimento da participação de acidente, poderás, posteriormente, entregar o formulário de sinistro devidamente preenchido para que o processo de reembolso possa ser iniciado.

2.1.1) Alternativamente, poderás, dirigir-te à Clínica da Sé, levando contigo o formulário de participação de acidente devidamente preenchido.

Quais são as situações abrangidas pelo seguro escolar?

O Seguro Escolar abrange as seguintes situações:

a) Deslocações efectuadas para acções de formação, saídas de campo, visitas de estudo e demais eventos organizados pela Universidade da Madeira;

c) Deslocações de alunos para estágios em empresas/instituições integrados no plano de curso;

d) Deslocações e permanência de alunos no estrangeiro, ao abrigo de programas de mobilidade, para frequência de cursos;

e) Deslocações efectuadas por qualquer meio de transporte para frequência de aulas fora dos espaços físicos da Universidade da Madeira;

f) Actividades desportivas ou de convívio exercidas dentro e fora das instalações, desde que promovidas pelo estabelecimento de ensino ou com a sua comparticipação.

Caso tenha mais alguma dúvida, a quem me devo dirigir?

Deves sempre consultar o Gabinete de Apoio ao Estudante mas caso as dúvidas persistam poderás passar pelo Students’ Help Desk, no piso -1 do Campus da Penteada.

Fonte: Regulamento do Seguro Escolar.

Sobre o Universitas

Universitas é o programa da Académica da Madeira que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos novos estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, pretendendo dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses e a realização de actividades desportivas e de lazer.

O Apoio ao Estudante, matriz identitária e fulcral da nossa estrutura associativa, é uma componente central do Universitas, exercida através de políticas locais e nacionais. As acções de proximidade, através de uma actuação junto dos estudantes com o apoio ao seu quotidiano académico, são complementadas com uma participação activa nas políticas do ensino superior e da juventude.