Receitas Celestiais
30 de Novembro de 2018.
Associativismo e Voluntariado Jovem
4 de Dezembro de 2018.
Mostrar Tudo

Feira da Saúde e do Voluntariado

10 de Dezembro, das 10:00 às 16:00, no piso -1 do Campus Universitário da Penteada.
Força e inspiração para o mundo!

Com o objectivo de valorizar, de reconhecer e de celebrar a prática do voluntariado, a Académica da Madeira promove a Feira da Saúde e do Voluntariado, no dia 10 de Dezembro, entre as 10 e as 16 horas, no Campus Universitário da Penteada com a presença de diversas associações e entidades.

O trabalho voluntário, desenvolvido por mais de 100 colaboradores, constitui a base da missão da Académica. É através desse precioso contributo que a Instituição presta o seu serviço ao país e a todos os que consigo trabalham, pois acredita que o voluntariado estimula a formação e a educação dos seus associados.

O voluntariado constitui o conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizado de forma desinteressada no âmbito de projectos ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do bem estar da população enfatizando valores como o altruísmo, a solidariedade, a dádiva e a caridade.

International Volunteer Day (IVD) 2018, “Volunteers build Resilient Communities”, recognizes volunteers worldwide – with a special focus on local ommunity volunteers – who contribute to making their communities more resilient against natural disasters, economic stresses and political shocks.

A génese desta prática pressupõe que actuar com as pessoas é estabelecer uma relação de reciprocidade de dar e receber que exige direitos mas que impõe deveres. O voluntariado muitas vezes relacionado com não se esgota nas acções junto da pobreza e da exclusão social. O voluntariado é, sim, uma acção que depende unicamente da vontade de escolha e de participação dos cidadãos em acções que considerem estar ao serviço da comunidade seja no apoio a pessoas doentes, na protecção de animais domésticos, na preservação do património material e imaterial local, no apoio aos mais carenciados mas também na sensibilização para problemáticas diversas.

A Feira da Saúde e do Voluntariado pretende dar a conhecer os diversos projectos das instituições participantes através da sua presença em stands e motivar os estudantes e demais comunidade académica a um maior interesse pelos mesmos e nelas participarem como voluntários, estarão presentes:

ABRAÇO – Associação de Apoio a Pessoas com HIV – SIDA, Fundação Portuguesa A Comunidade Contra A Sida, Associação para o Planeamento da Família, Delegação da Madeira da Alzheimer Portugal, Serviço de Psicologia da Universidade da Madeira (UMa), Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências – UCAD, Direcção Regional do Desporto e Juventude, Associação Casas Azuis e Departamento da Pastoral do Ensino Superior.

Existirá, também, um espaço dedicado ao Serviço Voluntário Europeu, dedicado à partilha de experiências por parte de alguns dos voluntários europeus que a Académica acolhe, com o objectivo de promover as várias oportunidades existentes neste programa que é parte do Erasmus+.

A sessão de abertura terá início às 10:00, no piso -1 do Campus da Penteada, e servirá para celebrar o 27.º aniversário da Académica da Madeira.
Sobre o Universitas

Universitas é o programa da Académica da Madeira que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos ​novos ​estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, pretendendo dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses e a realização de actividades desportivas e de lazer.

Apoio ao Estudante, matriz identitária e fulcral da nossa estrutura associativa, é uma componente central do Universitas, exercida através de políticas locais e nacionais. As acções de proximidade, através de uma actuação junto dos estudantes com o apoio ao seu quotidiano académico, são complementadas com uma participação activa nas políticas do ensino superior e da juventude.