Sarau de Outubro
19 de Outubro de 2018.
Troféu do Reitor
19 de Outubro de 2018.
Mostrar Tudo

Folclore Académico

O quarto de hora académico não existe, não é tradição!

O folclore define-se como uma tradição popular, transmitida de geração em geração, com uma característica de antiguidade inerente. Canções, danças, jogos, lendas, artesanato, música, crenças, superstições, mitos, entre muitas outras criações culturais, coletivas ou individuais fazem parte da cultura de um povo.

No meio académico, muitas são as crenças que constituem tradições muito antigas, mas que quase ninguém conhece a origem. Não queremos dissertar sobre a origem da expressão, “um quarto de hora académico”. Aqui não nos interessa se o relógio da torre da Universidade de Coimbra, “A Cabra”, fosse, em tempos idos, atrasado 15 minutos para que o chamar dos estudantes para as aulas não fosse confundido com o chamar dos fiéis para as missas ou que tal intenção residisse apenas na prevenção dos habituais atrasos dos estudantes que faziam os professores esperar até à sua chegada.

Se o teu professor revela atrasos frequentes de 15, 30, 40, … minutos depois da hora prevista, protesta e não deixes que isso seja parte da tradição académica. Vamos eliminar esse abuso que não pode ser prática corrente numa instituição de ensino.

Vai a Todos Temos Deveres e garante os teus direitos.

Sobre o Universitas

Todos Temos Deveres é parte integrante do Universitas, o programa da Associação Académica da UMa que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos novos estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, através da acção “Fora da sala também aprendemos” que pretende dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho logo no primeiro ano no ensino superior, com o apoio da agência Ciência Viva. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, e a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses.

O Apoio ao Estudante, matriz identitária e fulcral da nossa estrutura associativa, é uma componente central do Universitas, exercida através de políticas locais e nacionais. As acções de proximidade, através de uma actuação junto dos estudantes com o apoio ao seu quotidiano académico, são complementadas com uma participação activa nas políticas do ensino superior e da juventude.