Mudámos a UMa!
12 de Outubro de 2018.
Embracing a city
15 de Outubro de 2018.
Mostrar Tudo

Todos temos deveres!

Análise dos resultados do 2.º semestre do ano lectivo 2017-2018.

Todas as instituições são reguladas por normas e a Universidade da Madeira, enquanto instituição de ensino superior deverá, por isso, não só preparar os estudantes cientificamente e, logo, profissionalmente, como também pessoal e civicamente. Normas básicas como a pontualidade, a assiduidade e cumprimento de prazos devem ser respeitadas e ensinadas aos estudantes através do exemplo prático dados pelos docentes e demais comunidade.

Quando tal não acontece, seja por que motivo for, é dever do estudante reportar a quem de direito, sem temer pressão e represálias. Para agilizar e concentrar todas as reclamações, e não querendo substituir-se aos Diretores de curso ou ao Provedor do Estudante, a Académica da Madeira implementou o programa Todos Temos Deveres, garantindo a confidencialidade e o anonimatos dos dados recolhidos, encaminhando reclamações e apresentando soluções a quem de direito.

Em mais uma análise semestral, foram estudadas as situações de incumprimento do Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Alunos (RAAA) da UMa registadas pelos estudantes inscritos na Academia nos 1.º e 2.º ciclos de estudo, bem como dos Cursos Técnicos Superiores Profissionalizantes (CTeSPs), através do preenchimento de um formulário presente na plataforma online desta iniciativa.

A análise dos resultados obtidos pode ser consultada aqui.

Sobre o Universitas

Universitas é o programa da Associação Académica da UMa que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos novos estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, através da acção “Fora da sala também aprendemos” que pretende dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho logo no primeiro ano no ensino superior, com o apoio da agência Ciência Viva. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, e a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses.

O Apoio ao Estudante, matriz identitária e fulcral da nossa estrutura associativa, é uma componente central do Universitas, exercida através de políticas locais e nacionais. As acções de proximidade, através de uma actuação junto dos estudantes com o apoio ao seu quotidiano académico, são complementadas com uma participação activa nas políticas do ensino superior e da juventude.