Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim (Funchal, fevereiro de 1943), Licenciado em Direito, professor nos Ensinos universitário privado, secundário e preparatório. Oficial miliciano no Exército, especialidade Ação Psicológica. Primeiro director do Centro de Formação Profissional da Madeira. Como jornalista profissional, director do “Jornal da Madeira“ (1975-1978).
Dirigente cooperativo e, nesta qualidade, administrador de empresas, bem como membro dos corpos sociais de várias Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Presidente do Governo Regional da Madeira (1978-2015), membro do Conselho de Estado e do Conselho Superior de Defesa Nacional. Presidente da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa (1987-1996), membro do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa (1978-2015), cofundador da Assembleia das Regiões da Europa, Vice-Presidente do Comité das Regiões.
Dirigente nacional do PSD, de que foi cofundador na Madeira, e vice-presidente do Partido Popular Europeu entre 2003 e 2007.
Doutor Honoris Causa em Ciências Politicas pela Universidade de S. Cirilio (Itália/Malta).
Autor de várias obras e homenageado com diversas condecorações nacionais e estrangeiras.
Como Presidente do Governo Regional da Madeira, teve um papel essencial na fundação da Universidade da Madeira.
A Universidade da Madeira presta-lhe devido reconhecimento e homenagem, fazendo-o seu Doutor Honoris Causa.
Padrinho: Prof. Doutor José Manuel Castanheira da Costa
Fonte: Universidade da Madeira,