Já fizeste o teu passe sub 23?
24 de Setembro de 2018.
Bonn, a city for everyone
1 de Outubro de 2018.
Explore a Ponta de São Lourenço, numa caminhada orientada.

O destino a carimbar o Passaporte Cultural em Outubro é a vereda da Ponta de São Lourenço. No dia 13 de Outubro, os interessados podem deliciar-se com as paisagens de arriba da ponta Este da ilha.

A vereda de 4 Km, numa caminhada com duração de 2:30 horas, explora a península de São Lourenço, península classificada como reserva natural parcial, e será apresentada aos participantes numa visita orientada pelo Professor e Geólogo João Baptista.

Ao longo do trilho é frequente avistar várias espécies de aves, o único réptil terrestre da ilha, a lagartixa , que nesta zona é abundante e um número elevado de endemismos de moluscos terrestres, vulgarmente designados de caracóis. No fim do percurso existe um edifício, a casa do Sardinha, que dá apoio aos vigilantes da natureza, local onde pode usufruir das águas límpidas desta zona do Oceano Atlântico.

É aconselhável um calçado confortável e adequado, água e comida para algumas paragens que possam surgir. Não é recomendado guarda-chuva durante a caminhada nem outros acessórios que o visitante leve na mão.

Esta actividade conta com o apoio da Associação da Madeira de Desporto para Todos.

As inscrições para este passeio encontram-se encerradas.

Sobre a Herança Madeirense

‘Um mês, um tema’ é uma iniciativa que integra o nosso programa Herança Madeirense que congrega a oferta cultural e turística, promovida pela Académica da Madeira. Materializa-se através da dinamização de vários monumentos e atracções do Funchal onde são promovidos um conjunto amplo de serviços com destaque para as visitas educativas gratuitas que são proporcionadas aos estabelecimentos de ensino de toda a região. Além disso, a Herança Madeirense oferece, gratuitamente, saraus de música, exposições, visitas culturais temáticas, áudio guias, circuitos autónomos de História e outras iniciativas.

Colégio dos Jesuítas do Funchal, a Igreja de S. João Evangelista, os Paços do Concelho do Funchal, a Assembleia Legislativa da Madeira, o Mosteiro de Santa Clara, o centro histórico da cidade e, desde Novembro de 2017, a Quinta Vigia são os monumentos e as atracções que estão integradas no nosso programa.

Através dos circuitos culturais e históricos os nossos colaboradores ajudam o visitante a conhecer o rico património material e imaterial da nossa região, permitindo que o visitante explore como esses monumentos, e os seus ocupantes, ajudaram a moldar a nossa sociedade. A Associação Académica angaria os seus próprios fundos e depende do apoio dos seus visitantes, doadores, mecenas e voluntários. Através dos proveitos das visitas conseguimos financiar vários programas de apoio social cujos beneficiários são os estudantes da Universidade da Madeira.

Vencedor, em 2017, de dois prémios nacionais, o Prémio de Boas Práticas do Associativismo Jovem, atribuído pelo Instituto Português da Juventude e Desporto, e o Prémio de Voluntariado Universitário, promovido pelo Santander Totta, a Herança Madeirense segue apostando na capacitação dos seus colaboradores e na excelência dos seus serviços.