Matrículas dos novos alunos
6 de Setembro de 2018.
Troféu do Caloiro
7 de Setembro de 2018.
Mostrar Tudo

Um mês, Um tema: Livraria Esperança

Um mês, um tema: Fundação Livraria Esperança

Em 1886, Jacinto Figueira de Sousa funda a Esperança, abaixo da Travessa do Forno. Em 1973, ela ocupa o actual prédio, solar da família do 1.º Conde do Carvalhal e messe dos oficiais britânicos, em 1807. À entrada, tem as portas do velho Quartel do Colégio e, com mais de 100.000 títulos, é uma das maiores livrarias do Mundo e, claro, a maior de Portugal. A Livraria Esperança foi o primeiro estabelecimento comercial no Funchal e na Madeira a vender exclusivamente livros.

Informações da visita

  • A visita decorrerá no dia 29 de Setembro, às 11:00 e é aberta a qualquer interessado desde que seja portador do Passaporte Cultural;
  • A visita será orientada por Cátia Câmara;
  • As inscrições são gratuitas e podem ser efectuadas em qualquer posto de atendimento da Académica da Madeira, nas lojas Gaudeamus e Naturalmente Português;
  • O ponto de encontro é às 10:50 no Colégio dos Jesuítas do Funchal.
Sobre a Herança Madeirense

‘Um mês, um tema’ é uma iniciativa que integra o nosso programa Herança Madeirense que congrega a oferta cultural e turística, promovida pela Académica da Madeira. Materializa-se através da dinamização de vários monumentos e atracções do Funchal onde são promovidos um conjunto amplo de serviços com destaque para as visitas educativas gratuitas que são proporcionadas aos estabelecimentos de ensino de toda a região. Além disso, a Herança Madeirense oferece, gratuitamente, saraus de música, exposições, visitas culturais temáticas, áudio guias, circuitos autónomos de História e outras iniciativas.

Colégio dos Jesuítas do Funchal, a Igreja de S. João Evangelista, os Paços do Concelho do Funchal, a Assembleia Legislativa da Madeira, o Mosteiro de Santa Clara, o centro histórico da cidade e, desde Novembro de 2017, a Quinta Vigia são os monumentos e as atracções que estão integradas no nosso programa.

Através dos circuitos culturais e históricos os nossos colaboradores ajudam o visitante a conhecer o rico património material e imaterial da nossa região, permitindo que o visitante explore como esses monumentos, e os seus ocupantes, ajudaram a moldar a nossa sociedade. A Associação Académica angaria os seus próprios fundos e depende do apoio dos seus visitantes, doadores, mecenas e voluntários. Através dos proveitos das visitas conseguimos financiar vários programas de apoio social cujos beneficiários são os estudantes da Universidade da Madeira.

Vencedor, em 2017, de dois prémios nacionais, o Prémio de Boas Práticas do Associativismo Jovem, atribuído pelo Instituto Português da Juventude e Desporto, e o Prémio de Voluntariado Universitário, promovido pelo Santander Totta, a Herança Madeirense segue apostando na capacitação dos seus colaboradores e na excelência dos seus serviços.