Willy Brandt
20 de Agosto de 2018.
Mark Rutte
24 de Agosto de 2018.
Mostrar Tudo

Comunicação de pesar

É com enorme pesar que a Universidade da Madeira participa o falecimento do Professor Doutor João David Pinto Correia.

Antigo Presidente da terceira e última Comissão Instaladora da Universidade da Madeira, em mandato que exerceu entre 6 de maio de 1993 e 26 de julho de 1996, o Professor Pinto Correia nasceu em 14 de dezembro de 1939, na freguesia de S. Gonçalo, concelho do Funchal, e era atualmente Professor aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde exerceu a sua atividade docente e se dedicou às áreas de Literatura Oral e Tradicional, Literatura de Viagens, Literatura Portuguesa Medieval, e Literatura Madeirense. Foi igualmente autor de uma vasta produção científica, da qual se destacam os dois volumes de Os Romances Carolíngios da Tradição Oral Portuguesa, publicados pelo Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC), em 1993-1994.

Na Universidade da Madeira sobrelevam, a par do exercício de Presidente da Comissão Instaladora, os contributos científicos e pedagógicos ao nível da docência, da reformulação de planos curriculares e da orientação científica no âmbito de mestrados e doutoramentos.

O falecimento do Professor David Pinto Correia deixa em todos quantos com ele tiveram o privilégio de conviver a memória de um ser humano excecional, profundamente empenhado nas causas maiores da vida e da cultura, sempre valorizadas pela sua inexcedível afabilidade e pela prática de uma amizade generosa e solidária.

À família, amigos e colegas a Universidade da Madeira apresenta as mais sentidas condolências.

Fonte: Universidade da Madeira