Um mês, Um tema
2 de Julho de 2018.
Sarau de Julho
20 de Julho de 2018.
Mostrar Tudo

Formação: A mulher…

A mulher do início do século XX na Madeira: Luzia, uma Ilustre (Des)conhecida.

11 a 17 de Julho das 9:30 às 13:30 e 18 de Julho das 9:30 às 14:30.

Formação validada, de acordo com o Despacho n.º 106/2005, de 21 de Setembro, para progressão na carreira dos docentes dos grupos de recrutamento 100-110-200-210-220-300 e 400.

Os conteúdos relativos à História local, à História da Madeira podem e devem ser trabalhados em contexto de sala de aula. Consideramos fundamental que os estudantes – crianças e jovens- tenham contacto com a riqueza cultural, patrimonial, social e histórica da região onde habitam pois aprenderão a valorizar e a preservar o seu património material e imaterial.

Sabendo que as escolas trabalham, sob diversas formas, valores como a igualdade, a solidariedade, a história, a valorização do património local e regional, considerámos ser fundamental contribuir para a formação dos professores, de diferentes grupos de recrutamento, sendo fundamental dar a conhecer o contributo de ilustres desconhecidos em diversas áreas (desde a literatura, à ciência, à educação, às artes, à música, etc).

É nosso objetivo recordar ou apresentar autores e obras literárias que foram publicados no passado, mas que, temporal ou espacialmente distantes do público, devem compor o corpus literário madeirense, conhecido e acessível, para afirmação e edificação contínua da nossa Cultura e Arte.

A primeira acção é dedicada a Luísa Susana Grande de Freitas Lomelino, Luzia, que passando grande parte da sua vida na Madeira publicou, entre outras, a obra Os que se divertem (A comédia da vida), em 1920, causando agitação no mundo das letras portuguesas. Numa época em que as mulheres apenas se atreviam a escrever sobre pedagogia, Luzia lança esta obra singular onde nada escapa ao seu olhar acutilante, dos políticos à moda, dos hábitos culturais à alta sociedade, todos são alvo da sua ironia, destacando-se, acima de tudo, a crítica feroz a uma sociedade que rejeita, mas à qual pertence.

Na formação, com um total de 25 horas e validada pela Direcção Regional de Educação (apesar de aberta a todos os interessados que não professores), pretende-se:

– Dar a conhecer conteúdos relacionados com a História da Madeira, de Portugal e Mundial através da análise da vida e obra de autores (des)conhecidos do grande público;

– Fomentar a pesquisa histórica e documentada sobre a Madeira;

– Dotar o formandos de estratégias e metodologias de investigação que lhe permita, através desta acção, promover outros estudos/trabalhos capazes de serem trabalhados, por exemplo, em contexto de sala de aula;

– Dar a conhecer a vida e obra de Luzia;

– Compreender e discutir o papel da mulher no início do séx. XX e compará-lo com a actualidade;

– Promover o conhecimento sobre História da Madeira, de Portugal e Mundial através de obras literárias.

A inscrição para a formação é feita presencialmente, tem um custo de 30 euros e inclui o material necessário à frequência da mesma. Os candidatos são colocados por ordem de inscrição.

Locais de inscrição:

  • Gaudeamus da Penteada: segunda a sexta das 10:30 às 14:00 e das 15:30 às 18:30;
  • Gaudeamus do Colégio dos Jesuítas: segunda a sexta das 10:00 às 18:30 e sábado das 10:00 às 13:00;
  • Naturalmente Português no La Vie (piso 1): segunda a domingo das 9:00 às 22:00.

Caso tenha alguma dúvida ou necessite de algum esclarecimento adicional, não hesite em contactar-nos através por e-mail para geral@amadeira.pt ou através do 291 70 50 60.

Data e local da formação:

Colégio dos Jesuítas do Funchal
Rua dos Ferreiros
11 a 17 de Julho das 9:30 às 13:30 e 18 de Julho das 9:30 às 14:30.

Sobre o Universitas

Universitas é o programa da Associação Académica da UMa que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, dos actuais e dos antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos ​novos ​estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, pretendendo dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, e a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses.