‘Os que se divertem’, por Luzia
15 de Junho de 2018.
Statue of Infante Dom Henrique
18 de Junho de 2018.
Celebre o Erasmus+ com um sarau de fados!

Será no Colégio dos Jesuítas do Funchal, no dia 29 de Junho, a partir das 20:30, que a Académica da Madeira irá realizar um Sarau de Fados que terá como mote a celebração do 31.º aniversário do programa europeu de mobilidade Erasmus+. A comemoração será marcada pela degustação de Vinho Madeira, pela actuação do grupo de Fados da Académica da Madeira – Fatum seguido de uma apresentação de iguarias e bebidas tradicionais de diversos países europeus. A entrada é gratuita para toda a comunidade e deverá ser feita pela Rua dos Ferreiros.

Programação

20:30 | Degustação de Vinho Madeira
21:00 | Actuação dos Fatum
21:45 | Prova de iguarias e bebidas de diversos países europeus

ERASMUS+

O Erasmus + é um programa da Comissão Europeia que abrange os domínios da educação, formação, juventude e desporto durante o período 2014-2020. Um dos principais aspectos é a cooperação entre os diferentes domínios em que o programa actua, contribuindo assim para uma Europa diversa e rica.

Entre os vários objectivos do programa, destacam-se os seguintes: os objectivos da Estratégia Europa 2020, incluindo o objetivo principal da educação; os objetivos do quadro estratégico para a cooperação europeia em matéria de educação e formação (EF 2020), incluindo os correspondentes valores de referência; o desenvolvimento sustentável dos países parceiros no domínio do ensino superior; os objectivos gerais do quadro renovado para a cooperação europeia no domínio da juventude (2010-2018); O objectivo de desenvolver a dimensão europeia no desporto, em especial no desporto de base, em consonância com o plano de trabalho da UE para o desporto e a promoção dos valores europeus, em conformidade com o artigo 2.º do Tratado da União Europeia.
Para atingir estes objetivos, o Erasmus + possui várias políticas de ação. A acção-chave 1 (KA1) é dirigida para a mobilidade das pessoas; Acção-chave 2 (KA2) para a cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas experiências; e a Ação-chave 3, que é para o suporte de políticas de reforma.

Herança Madeirense 

A Herança Madeirense que congrega a oferta cultural e turística promovida pela Académica da Madeira, materializa-se através da dinamização de vários monumentos e atracções do Funchal onde são promovidos um conjunto amplo de serviços com destaque para as visitas educativas gratuitas que são proporcionadas aos estabelecimentos de ensino de toda a região. Além disso, a Herança Madeirense oferece, gratuitamente, saraus de música, exposições, visitas culturais temáticas, áudio guias, circuitos autónomos de História e outras iniciativas.

O Colégio dos Jesuítas do Funchal, a Igreja de S. João Evangelista, os Paços do Concelho do Funchal, a Assembleia Legislativa da Madeira, o Mosteiro de Santa Clara, o centro histórico da cidade e, desde Novembro de 2017, a Quinta Vigia são os monumentos e as atracções que estão integradas no nosso programa.

Através dos circuitos culturais e históricos os nossos colaboradores ajudam o visitante a conhecer o rico património material e imaterial da nossa região, permitindo que o visitante explore como esses monumentos, e os seus ocupantes, ajudaram a moldar a nossa sociedade. A Académica angaria os seus próprios fundos e depende do apoio dos seus visitantes, doadores, mecenas e voluntários. Através dos proveitos das visitas conseguimos financiar vários programas de apoio social cujos beneficiários são os estudantes da Universidade da Madeira.

Vencedor, em 2018 e pela quinta vez consecutiva, do Certificado de Excelência do maior portal de viagens do mundo, o Trip Advisor, a Herança Madeirense acumula vários prémios e distinções como o Prémio de Boas Práticas do Associativismo Jovem, atribuído em 2017 pelo Instituto Português da Juventude e Desporto, e o Prémio de Voluntariado Universitário, atribuído em 2017 pelo Banco Santander.

O programa Herança Madeirense segue apostando na capacitação dos seus colaboradores e na excelência dos seus serviços disponibilizando ao público – nacional e internacional – experiências únicas e de qualidade.