Erich Kästner
25 de Maio de 2018.
Herança Madeirense: novo livreto
30 de Maio de 2018.
No dia da Criança, a Imprensa Académica apresenta a História do Livro Branco, de Isabel Fagundes. 1 de junho, pelas 16:00, no espaço infantojuvenil da Feira do Livro do Funchal.

Isabel Fagundes, Mersília Alves e Marisa Velosa são as principais responsáveis pela obra infantojuvenil, A História do Livro Branco.

O Livro Branco com cem páginas, tinha o sonho de as preencher com uma história interessante. Para tal, resolveu procurar as personagens que pudessem fazer parte da sua história. Como queria personalidades imponentes e com caráter, começou a sua busca na cidade onde vivia, o Funchal, onde encontrou figuras muito interessantes e que se encaixaram perfeitamente no seu propósito. A aventura começa quando o Livro Branco encontra um fantasma que pairava desvairadamente numa sala dos Paços do Concelho.

Sobre a autora

ISABEL FAGUNDES, nasceu no Funchal e durante a sua juventude viveu alguns anos no Egito. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Português/Inglês, pela Universidade da Madeira. Tem alguma formação na área de escrita criativa, assim como em expressão dramática e em teatro de sombras e de fantoches. É autora de várias obras de Literatura Infanto-juvenil e de dois romances publicados na região da Madeira. Foi co-autora num manual de português para espanhóis, publicado por uma editora de Gran Canária, e tradutora de um manual de espanhol para portugueses, publicado pela mesma editora. Participou numa antologia de contos intitulada Heróis da Madeira, conjuntamente com vários escritores madeirenses, publicada por uma editora do Porto, assim como numa coletânea de contos editada pela Fnac.

Sobre a criadora das actividades lúdico-didáticas

MERSÍLIA ALVES, nasceu em Câmara de Lobos e desde muito cedo demonstrou um gosto especial pelo mundo da Educação. É licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas, Ramo de Ensino, pela Universidade da Madeira. Tem um curso de especialização na área das Bibliotecas Escolares, pela Universidade Autónoma de Lisboa e Centro de Estudos, Línguas e Formação do Funchal. Possui, também, formação em Metodologias de Aprendizagem e Dinâmicas da Leitura e Escrita. Depois de exercer funções de docente em disciplinas das áreas do Português e do Latim, passou a ser técnica superior na área da Educação. Neste âmbito, já exerceu a função de orientadora de formação.

Sobre a ilustradora

MARISA VELOSA, também conhecida por Mizzi, nasceu na Ilha do Porto Santo e sempre foi uma apaixonada pela Arte. É licenciada em Design pela Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira. Foi esta obra que espoletou o seu gosto e interesse pela ilustração editorial apesar de, desde cedo, mostrar uma grande paixão pelo design gráfico. Atualmente, trabalha como designer gráfico na Divisão de Cultura e Turismo da Câmara Municipal do Funchal – Teatro Municipal Baltazar Dias.

Sobre a Imprensa Académica

A actividade da Imprensa Académica, chancela editorial da Académica da Madeira, pretende fomentar a investigação científica nos estudantes e nos antigos estudantes da UMa, divulgar os trabalhos produzidos pelos membros da nossa Universidade e aproximar o leitor do conhecimento científico que não pode ficar restrito a um círculo próximo do ensino universitário. Aliado a este propósito objectivou-se dedicar estas publicações à angariação de receitas para o apoio social aos estudantes da UMa. Acreditamos que a produção e a venda de livros é um trabalho moroso, mas sabemos que é o caminho certo para o sucesso académico da nossa Comunidade Académica.

A equipa editorial da Imprensa Académica é composta por estudantes e por antigos estudantes da Universidade da Madeira (UMa). Profissionais, titulares do grau de licenciado ou do grau de mestre, dão formação e trabalham em conjunto com vários estudantes, investigadores e docentes.