Tourism 3.0: Time for a challenge
16 de Abril de 2018.
Understanding Chaucer
17 de Abril de 2018.
Mostrar Tudo

Semana do Caruncho 2018

De 21 de Abril a 5 de Maio a celebrar os finalistas da Universidade da Madeira!

A Semana Académica 2018, onde se inclui a Bênção e o Corte das Fitas bem como, este ano, a cerimónia da graduação dos estudantes finalistas, remonta aos primeiros anos da Académica da Madeira, no mandato de Jorge Carvalho na Direcção, Deodato Rodrigues na Mesa da Assembleia Geral e Ricardo Félix no Conselho Fiscal, equipa que tomou posse a 2 de Fevereiro de 1994. É logo nestes primeiros anos que as actividades de recepção aos novos estudantes e de despedida dos estudantes finalistas começam a ganhar importância discutindo-se a utilização e a escolha do traje académico da UMa e organizando-se, pela primeira vez, o Corte das Fitas e a constituição de uma Comissão de Praxe que viria a organizar e a controlar todas as actividades de recepção aos novos alunos.

A passagem pela Universidade proporciona, a todos, momentos que contribuem para a valorização pessoal de cada um. Dada a importância da efeméride, este ano, foi organizado um plano criativo e diversificado de actividades que contribuem para a divulgação dos valores da tradição académica em parceria entre a Académica da Madeira e o Conselho de Veteranos da UMa. A XXIV Semana Académica da Madeira apresenta-se, este ano, com a seguinte calendarização:

21 de Abril – Sarau de Fados de Coimbra

Pelas 21:00, o Colégio dos Jesuítas do Funchal, Reitoria da UMa, é palco de um Sarau de Fado de Coimbra dedicado a todos os finalistas, mas aberto ao público em geral.  Os Fatum, grupo de fados da Académica da Madeira, entoarão temas bem conhecidos das Monumentais Serenatas de Coimbra, marcando o arranque da XXIV Semana Académica. A entrada é livre e feita pela Rua dos Ferreiros.

28 de Abril – Arraial Coral

O Campus Universitário da Penteada recebe mais uma edição do Arraial Coral a partir das 21:00, com um torneio de Beer Pong e, depois, com a sonoridade à responsabilidade do DJ Phill.Me e do Dj Andy Lux. Até às 23:00 estarão a ser distribuídos brindes e a decorrer um torneio de Beer Pong.

5 de Maio – Bênção das Fitas, Corte das Fitas, Cerimónia de Graduação e  Baile de Finalistas

O dia 6 de Maio é aguardado por inúmeros finalistas, caloiros e respectivos familiares. Neste dia, na véspera do 30 .º aniversário da UMa, muitos são os que cortam o laço que os une à Universidade e muitos os caloiros que ascendem na hierarquia da praxe passando a poder, entre outros direitos e deveres, trajar pela primeira vez. A cerimónia religiosa terá lugar na Sé do Funchal (aberta a todas as instituições de Ensino Superior da Madeira e a todos os estudantes) pelas 15:30, seguindo-se, pelas 17:30, o Corte das Fitas e a Cerimónia da Graduação, a decorrer  na sala de espetáculos do Centro de Congressos da Madeira onde terão lugar dois momentos. Um, dedicado a todos os estudantes da UMa, onde serão entregues certificados de participação na XXIV Semana Académica da Madeira e Bênção das Fitas, e, a cerimónia praxista, limitada aos estudantes da UMa que integraram a tradição académica, onde os estudantes juntamente com dois padrinho(s)/madrinha(s), cortarão a fita, o laço que os une à Academia.

À noite, pelas 23:00 e por 5 e 10 euros (para raparigas e rapazes, respectivamente), abrem-se as portas do Copacabana, no Casino da Madeira, para o Baile de Finalistas aberto a todos os interessados. A sonoridade estará a cargo do convidado DEEJAY Kamala a partir das 01:00 que irá ter uma duração de 2 horas.