New years eve in Madeira
27 de Fevereiro de 2018.
King Louis I of Portugal
8 de Março de 2018.
Mostrar Tudo

Let’s make our planet great again!

No dia 24 de Março a Académica da Madeira participou numa acção de reflorestação organizada pelo Parque Ecológico do Funchal!

A Académica da Madeira implementou, em Setembro de 2017, o You Print, um serviço autónomo de cópias, de digitalizações e de impressões. Este serviço recorre à utilização de uma plataforma que permite ao utilizador consultar, em tempo real, o impacto ambiental das suas impressões, nomeadamente os dados relativos ao número de árvores consumidas no serviço, a emissão de dióxido de carbono libertada e a energia utilizada na produção do papel.

A utilização deste sistema complementa a nossa política de responsabilidade ambiental, pois fornece informação relativa ao impacto ambiental da utilização deste serviço e, consequentemente, permite-nos desenvolver campanhas que visam a sensibilização dos utilizadores para a sustentabilidade ambiental.

A Académica implementou o programa You Print We Plant, que tem como objectivo, através do apoio a acções de reflorestação, devolver à natureza o número de árvores equivalentes à quantidade total de papel utilizada no You Print e, simultaneamente, incentivar os utilizadores a recorrerem à digitalização, reduzindo dessa forma o impacto ambiental.

No dia 24 de Março de 2018, em conjunto com o Parque Ecológico do Funchal, a Académica participou numa acção de reflorestação, entre as 8:00 e 15:30, através da união de voluntários madeirenses e estrangeiros. 

Esta acção permitiu não só a sensibilização de jovens adultos para a importância na participação de acções que ajudam a diminuir o impacto ambiental, como também proporcionou a transmissão de valores como o companheirismo e espírito de equipa.

Durante os meses de Abril a Setembro serão organizadas outras acções de Educação Ambiental em colaboração com o Parque Ecológico do Funchal que serão anunciadas brevemente.

Sobre o Universitas

You Print, We Plant é um programa de responsabilidade ambiental que tem como objectivo consciencializar os estudantes da Universidade da Madeira para o impacto que as suas acções, nomeadamente as impressões, as cópias e as digitalizações, têm na Natureza e, consequentemente, atenuar esse efeito através da colaboração em iniciativas de reflorestação. Está integrado no programa Universitas, que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos ​novos ​estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, pretendendo dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, e a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses.