Oudinot
14 de Fevereiro de 2018.
Last Christmas in Madeira
22 de Fevereiro de 2018.
O teu futuro depende da qualidade do investimento que fazes no teu presente!

A Académica da Madeira, em parceria com o Serviço de Psicologia da UMa, apresentam o projecto Investe em ti! Ganha vantagem competitiva no mercado de trabalho!, um projecto europeu, co-financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Acção, idealizado com o intuito de conhecer e atenuar os receios e dificuldades presentes na transição para o mundo do trabalho, complementando os conhecimentos que são adquiridos, pelos estudantes, no decorrer do seu percurso académico.

Ao longo dos próximos meses serão organizadas diversas actividades, desde treinos de competências sobre como adequar a comunicação ou workshops de preparação para a entrevista de emprego, com o objectivo de facilitar a transição dos estudantes para o mercado de trabalho. Adicionalmente, serão compiladas diversas informações e preparadas propostas, que serão entregues e discutidas com decisores políticos, fornecendo dados úteis e pertinentes à formulação de futuras políticas nos ramos da Juventude e da Educação.

A abertura oficial do projecto será no dia 22 de Fevereiro e poderás consultar mais informações no espaço do Serviço de Psicologia da UMa presente no Fórum da Empregabilidade, nos dias 22 e 23 de Fevereiro, no piso -1 do Campus da Penteada.

Fica atento para as próximas actividades do projecto!

Sobre o Universitas

O Investe em ti! é um projecto Europeu, co-financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Acção, que tem como objectivo fornecer ferramentas que preparem os jovens para a transição para o mercado de trabalho,  facilitando a adaptação e incrementando a empregabilidade. Este projecto está integrado no programa Universitas, o programa da Académica da Madeira que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos ​novos ​estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, pretendendo dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, e a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses.

Apoio ao Estudante, matriz identitária e fulcral da nossa estrutura associativa, é uma componente central do Universitas, exercida através de políticas locais e nacionais. As acções de proximidade, através de uma actuação junto dos estudantes com o apoio ao seu quotidiano académico, são complementadas com uma participação activa nas políticas do ensino superior e da juventude.