Detecção de oito tipos de cancro
22 de Janeiro de 2018.
Hiking together
23 de Janeiro de 2018.
Mostrar Tudo

Inventada nova unidade de tempo

Os flicks são ligeiramente maiores que um nanosegundo – o ponteiro dos relógios não os vai marcar, mas podem ser muito úteis para editores de vídeo.

Quantos flicks faltam para a hora de almoço? A equipa de realidade virtual do Facebook, a Oculus VR, concebeu uma nova unidade de tempo – o flick. É maior que muitas: num só segundo, cabem mais de 705 milhões de flicks (705.600.000 para ser exacto), o que torna a unidade ligeiramente maior que um nanosegundo (há mil milhões de nanosegundos num segundo).

A nova unidade de medida foi concebida, especificamente, para facilitar o trabalho de quem edita filmes no dia-a-dia e divide tempo em imagens por segundo. Começou com uma pergunta, feita no Facebook em 2016, pelo especialista de efeitos visuais Christopher Horvath, que trabalha com a Oculus VR (que o Facebook comprou em 2014).

Em filmes, videojogos e outro tipo de conteúdo audiovisual visto num ecrã, é comum os criadores pensarem em “partes”, inexactas, de segundo. Muitos filme, por exemplo, funcionam com 24 frames por segundo: ou seja há 24 imagens estáticas (as chamadas frames) num segundo, e cada uma demora 0.04166666667 segundos a passar. O número impreciso – que obriga a arredondamentos – é um dilema para alguns especialistas de pós-produção que querem adicionar efeitos especiais perfeitamente sincronizados com as imagens. Com alguns frames a serem 0,0417 segundos e outras 0,042 segundos, torna-se mais difícil que as chamas de magia editadas nas mãos de um mago fiquem no momento certo. Existem ferramentas que ajudam a sincronizar imagens geradas em computador com as imagens das filmagens, mas o objectivo do Facebook é ter um sistema que não precise delas.

Os flicks simplificam o processo ao acabar com casas decimais. Em filmes com 24 frames por segundo há 29,4 milhões de flicks. Em videojogos – em que a norma é utilizar 60 frames por segundo – os flicks também se dividem em 11.760.000 unidades. Sem décimas ou centésimas, é mais fácil agrupar, dividir e somar as várias unidades.

O Facebook lançou toda a documentação sobre o uso e criação de flicks em formato aberto para que qualquer pessoa possa descarregar e utilizar a unidade. Embora o objectivo não seja ter flicks a dividir as horas do dia, os responsáveis do projecto esperam vê-la como uma norma no ramo da edição audiovisual.

Notícia do Público de 23/01/2018.