O Universitas é o programa da Associação Académica da UMa que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas.
Através desta vertente do programa, pretendemos informar e complementar a educação dos futuros candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira ou a vários monumentos e locais de interesse histórico da cidade do Funchal, conduzidas por estudantes e antigos estudantes universitários.
Entre Janeiro e Julho de 2017, tivemos a oportunidade de receber, nos vários espaços que dinamizamos visitas, a presença de 1125 alunos! E queremos aumentar cada vez mais este número, para dotar os nossos jovens da melhor preparação possível para encararem o futuro!

Esta componente, focada nos futuros alunos universitários, é uma das muitas e variadas iniciativas que actualmente a AAUMa desenvolve. Durante todo o ano, conseguimos proporcionar, de forma gratuita, às escolas básicas e secundárias da Madeira a oportunidade de trazerem os seus alunos a conhecer o Campus Universitário da Penteada, a oferta formativa e as suas infra-estruturas, o que permite criar uma ligação com a Academia desde uma tenra idade e, simultaneamente, despertar nos jovens o interesse e a vontade de, no futuro, ingressar no Ensino Superior.





De forma análoga às visitas educativas ao Campus da Penteada, a AAUMa dinamiza, ao longo do ano, um serviço de visitas educativas às atracções culturais sob a sua responsabilidade. Além de oferecerem a possibilidade de complementar, de uma forma informal, os conhecimentos adquiridos na instituição de ensino de onde são provenientes, este serviço permite-lhes, também, conhecerem edifícios que foram parte importante na construção da História da sua Região, permitindo-lhes valorizar, desde a sua juventude, o património material e imaterial da Madeira.






