Exposição: História do Funchal
13 de Março de 2017.
Sarau de Março
19 de Março de 2017.
Porque estar na Universidade é, também, aprender a estar atento às questões que nos rodeiam, é crescer como indivíduos e como cidadãos.

O UMajuda é um programa de cariz social da AAUMa que, em 2016, completou 11 anos de existência. Tendo como objectivos enriquecer as bibliotecas e ludotecas de escolas do ensino básico da R.A.M. e contribuir com material escolar e didáctico, para proporcionar as melhores condições aos seus alunos, esta acção solidária conta com o apoio da Direcção Regional de Educação, que selecciona a escola contemplada.

Há onze anos seria a Escola da Seara Velha a primeira a usufruir da ajuda dos colegas da “escola dos meninos grandes”. Hoje, algumas dessas crianças são estudantes do Ensino Superior e, quem sabe, atentos às questões sociais que os rodeiam e motivados a ajudar.

É nesta óptica que a AAUMa desafiou toda a Comunidade Académica, através desta iniciativa, a colaborar na recolha de livros infantis e manuais escolares do 1.º Ciclo, jogos didáticos e material escolar e desportivo, entregue na EB1/PE Vale e Cova do Pico, no dia 21 de Março, iniciativa que contou ainda com actuação musical de Tiago Silva e Margarida Oliveira.

Ajude-nos a ajudar e a construir um futuro melhor!

Sobre o Universitas

Universitas é o programa da Académica da Madeira que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos ​novos ​estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, pretendendo dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses e a realização de actividades desportivas e de lazer.

Apoio ao Estudante, matriz identitária e fulcral da nossa estrutura associativa, é uma componente central do Universitas, exercida através de políticas locais e nacionais. As acções de proximidade, através de uma actuação junto dos estudantes com o apoio ao seu quotidiano académico, são complementadas com uma participação activa nas políticas do ensino superior e da juventude.