A História da Madeira continua…
9 de Abril de 2018.
Tourism 3.0: Time for a challenge
16 de Abril de 2018.
Dia 21 de Abril às 21:00, no antigo colégio da Companhia de Jesus.

Dando continuidade à promoção cultural e científica que vem sendo realizada, desde 2012, no Colégio dos Jesuítas, a Académica da Madeira, vem mais uma vez, dar ênfase às actividades desenvolvidas ao longo do ano por uma vasta equipa de colaboradores, através da realização de mais um Sarau de Fados.

Em mais uma edição do Sarau, poderá assistir, de forma livre, a um espectáculo de 1 hora de música coimbrã e cantar com os Fatum temas que marcaram o panorama musical português.

Todos os interessados poderão contar com um repertório variado, aliando ao tradicional Fado de Coimbra temas de Max, Amália Rodrigues ou Carlos do Carmo, fruto da sua participação nas Galas de homenagem aos artistas portugueses que, ao longo dos últimos anos, têm sido dinamizadas pela Académica da Madeira e pelo Conselho de Cultura.

Poderá, ainda, degustar algumas iguarias regionais e nacionais, adquirir e/ou rechear o seu Passaporte Cultural e, ainda, adquirir o álbum discográfico do grupo, enquanto ajuda a manter este evento gratuito e a colaborar nos programas de apoio social aos estudantes da Universidade da Madeira.

Sobre a Herança Madeirense

A Herança Madeirense congrega a oferta cultural e turística, promovida pela Académica da Madeira, materializa-se através da dinamização de vários monumentos e atracções do Funchal onde são promovidos um conjunto amplo de serviços com destaque para as visitas educativas gratuitas que são proporcionadas aos estabelecimentos de ensino de toda a região. Além disso, a Herança Madeirense oferece, gratuitamente, saraus de música, exposições, visitas culturais temáticas, áudio guias, circuitos autónomos de História e outras iniciativas.

O Colégio dos Jesuítas do Funchal, a Igreja de S. João Evangelista, os Paços do Concelho do Funchal, a Assembleia Legislativa da Madeira, o Mosteiro de Santa Clara, o centro histórico da cidade e, desde Novembro de 2017, a Quinta Vigia são os monumentos e as atracções que estão integradas no nosso programa.

Através dos circuitos culturais e históricos os nossos colaboradores ajudam o visitante a conhecer o rico património material e imaterial da nossa região, permitindo que o visitante explore como esses monumentos, e os seus ocupantes, ajudaram a moldar a nossa sociedade. A Associação Académica angaria os seus próprios fundos e depende do apoio dos seus visitantes, doadores, mecenas e voluntários. Através dos proveitos das visitas conseguimos financiar vários programas de apoio social cujos beneficiários são os estudantes da Universidade da Madeira.

Vencedor, em 2017, de dois prémios nacionais, o Prémio de Boas Práticas do Associativismo Jovem, atribuído pelo Instituto Português da Juventude e Desporto, e o Prémio de Voluntariado Universitário, promovido pelo Santander Totta, a Herança Madeirense segue apostando na capacitação dos seus colaboradores e na excelência dos seus serviços.