Campeonato Nacional Universitário
5 de Fevereiro de 2018.
Um mês, um tema: Rua da Carreira
9 de Fevereiro de 2018.
Mostrar Tudo

UMajuda

Desde 2006 que o UMajuda, programa de solidariedade da Académica da Madeira, presta apoio às escolas da nossa região.

Tendo como principal objectivo enriquecer as bibliotecas e ludotecas de escolas do ensino básico da R.A.M., num perfeito exemplo de solidariedade e de preocupação social existentes entre os jovens universitários, os estudantes da UMa e demais comunidade académica são convidados a participar com a doação de todo o tipo de material necessário para que as crianças da nossa região usufruam de uma educação de qualidade, desde livros, manuais, material de escrita, material desportivo, jogos e outros bens úteis à aprendizagem, sendo que a presente edição deste projecto terá como foco a escola EB1/PE e Creche de Santo Amaro.

A primeira escola a usufruir da ajuda dos colegas da escola dos meninos grandes foi a EB1/PE da Seara Velha, no Curral das Freiras, em 2006. Hoje, algumas dessas crianças são estudantes do Ensino Superior e, quem sabe, atentos às questões sociais que os rodeia.

Qualquer interessado pode colaborar através de doações ou, através de compras nas lojas Gaudeamus e Naturalmente Português através do sistema Arredonda. As entregas dos donativos podem, ainda, ser feitas até o dia 30 de Março em qualquer posto de atendimento da Académica que, posteriormente, serão entregues à escola seleccionada com o apoio da Direcção Regional de Educação, a EB1/PE e Creche de Santo Amaro.

Ajude-nos a ajudar.

Sobre o Universitas

O UMajuda, criado em 2006, é uma acção que compõe a nossa oferta de programas sociais, integrada no programa Universitas, o programa da Académica da Madeira que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos ​novos ​estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, pretendendo dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, e a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses.

Apoio ao Estudante, matriz identitária e fulcral da nossa estrutura associativa, é uma componente central do Universitas, exercida através de políticas locais e nacionais. As acções de proximidade, através de uma actuação junto dos estudantes com o apoio ao seu quotidiano académico, são complementadas com uma participação activa nas políticas do ensino superior e da juventude.