Sarau de Fados
14 de Janeiro de 2018.
A minha experiência na Ucrânia
15 de Janeiro de 2018.

No coração da cidade 
Vinho e cultura açucareira
Os mistérios do Funchal

O History Tellers, parte integrante da Herança Madeirense, o programa premiado da Académica da Madeira, apresenta 3 percursos diferentes dentro do Funchal, fruto da grande procura e interesse de quem nos visita e daquilo que a cidade tem para contar.

Desde os primeiros dias de 2015, os voluntários da Académica da Madeira têm levado milhares de visitantes a conhecerem a História e a Cultura da nossa região através do History Tellers: No coração da cidade, percorrendo ruas ancestrais e modernas, do núcleo histórico de Santa Maria. Os visitantes têm a possibilidade de testemunhar factos e histórias sobre esses locais e sobre as pessoas que neles viveram e que tornaram o Funchal a cidade cosmopolita que é actualmente.

Três anos depois, o History Tellers ganha uma nova dimensão e dinâmica, proporcionando aos interessados a descoberta de dois novos percursos pelos núcleos históricos de São Pedro e da Sé. O History Tellers: Vinho e Cultura açucareira dará a conhecer a cultura do vinho e da cana-de-açúcar, produtos de relevo na economia madeirense e do seu contributo económico e estratégico para o Funchal que, dispondo da melhor baía da ilha, desenvolveu-se como o principal centro urbano.  

O núcleo histórico de São Pedro será descoberto através do percurso History Tellers: Mistérios do Funchal. A freguesia de São Pedro é uma das mais habitadas do Funchal, cuja importância teve início no século XV, quando as famílias mais influentes começaram a construir as suas residências, de que é exemplo a magnífica Quinta das Cruzes,  e onde se construíram os conventos de São Francisco e de Santa Clara e, mais tarde, no século XVII, o convento das Mercês.

Com uma duração aproximada de duas horas, o ponto de encontro é na loja Naturalmente Português, ao piso 1 do La Vie Funchal ou através do endereço electrónico visit@aauma.pt

As visitas History Tellers são gratuitas para estudantes da Universidade da Madeira, para os jovens até 18 anos ou inseridos em visitas educativas.

Sobre a Herança Madeirense

Herança Madeirense congrega a oferta cultural e turística, promovida pela Académica da Madeira, materializa-se através da dinamização de vários monumentos e atracções do Funchal onde são promovidos um conjunto amplo de serviços com destaque para as visitas educativas gratuitas que são proporcionadas aos estabelecimentos de ensino de toda a região. Além disso, a Herança Madeirense oferece, gratuitamente, saraus de música, exposições, visitas culturais temáticas, áudio guias, circuitos autónomos de História e outras iniciativas.

Colégio dos Jesuítas do Funchal, a Igreja de S. João Evangelista, os Paços do Concelho do Funchal, a Assembleia Legislativa da Madeira, o Mosteiro de Santa Clara, o centro histórico da cidade e, desde Novembro de 2017, a Quinta Vigia são os monumentos e as atracções que estão integradas no nosso programa.

Através dos circuitos culturais e históricos os nossos colaboradores ajudam o visitante a conhecer o rico património material e imaterial da nossa região, permitindo que o visitante explore como esses monumentos, e os seus ocupantes, ajudaram a moldar a nossa sociedade. A Associação Académica angaria os seus próprios fundos e depende do apoio dos seus visitantes, doadores, mecenas e voluntários. Através dos proveitos das visitas conseguimos financiar vários programas de apoio social cujos beneficiários são os estudantes da Universidade da Madeira.

Vencedor, em 2017, de dois prémios nacionais, o Prémio de Boas Práticas do Associativismo Jovem, atribuído pelo Instituto Português da Juventude e Desporto, e o Prémio de Voluntariado Universitário, promovido pelo Santander Totta, a Herança Madeirense segue apostando na capacitação dos seus colaboradores e na excelência dos seus serviços.